Cuidado, o Pelznickel está chegando
As crianças que aprontaram travessuras durante o ano, principalmente não respeitando os pais, podem receber uma visita indesejada neste Natal: o Pelznickel. Mas, calma! Ele não é uma figura do mal. Até porque, se os meninos e meninas se comportaram, ele vai trazer um bom presente.
Esta é a história de um personagem que integra a cultura alemã do Natal. A tradição vem sendo mantida em Guabiruba por um grupo de pessoas que se reuniu pela primeira vez há quatro anos e fundou a Sociedade Pelznickel. São 18 pessoas que se vestem com roupas alusivas ao personagem, e outros que integram a cultura alemã.
Fabiano Siegel, um dos diretores da Sociedade, explica que a intenção é passar mensagens educativas às crianças, no sentido de que elas optem por fazer apenas coisas boas. “Diz a lenda, que há muito tempo os pais entregavam os filhos para o Pelznickel surrar. Ele levava a criança para a mata e surrava. Claro que não vamos fazer isso. Hoje em dia, estamos aqui para cobrar a educação e o respeito das crianças pelos pais”, comenta ele.
Os integrantes da Sociedade Pelznickel se reúnem mensalmente para discutir as ações que vão desenvolver no Natal. No dia 29 deste mês, o grupo vai participar de um desfile na cidade de Blumenau. Já no dia 3 será a vez da apresentação acontecer em Brusque, durante o desfile de Natal. Em Guabiruba, o grupo fará visitas em todos os bairros a partir do dia 6.
Pelznickel, em português, significa ajudante de São Nicolau.


